segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Cavalgada Cultural abre preparativos para FliMinas 2019 e inaugura ‘Rota Nhá Chica’

Cavalgada Cultural abre preparativos para FliMinas 2019 e inaugura ‘Rota Nhá Chica’


Grupo liderado por neto de Oscar Niemeyer parte de Santa Cruz de Minas com destino a Baependi doando livros pelo caminho

A cidade de Santa Cruz de Minas vai ser o ponto de partida de mais uma expedição dos Cavaleiros da Cultura. Em dez dias, o grupo vai percorrer 240 quilômetros até a cidade de São Lourenço , no sul de Minas. A viagem faz parte do ato pré FLIMINAS 2019 – Festa Literária de Minas Gerais, que nesta edição lembra celebra a “literatura e seus encantamentos”.

O início do trajeto será no próximo dia 13 de agosto. Em dez dias, o grupo de cavaleiros irá percorrer as localidades de Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Rio das Mortes, Capela do Saco, Carrancas, Fazenda Chalé, Cruzília, Baependi, Caxambu, Soledade e São Lourenço retornando à Baependi no último dia de expedição, 22 de agosto.
No total, mais de 18 mil livros serão doados às escolas e crianças destas localidades. A ação é feita em parceria com a Paulus Editora e Sebrae.
FLIMINAS 2019
Com mais de 50 mil pessoas participando das atividades na praça Ronaldo Borges nas últimas cinco edições, a 6ª edição promete ser a mais emocionante. Isso por que, mais do que nunca, o evento irá ocorrer sobretudo por meio da ajuda de quem admira o trabalho e acredita no ideal proposto pelos Cavaleiros da Cultura. Com o corte de verbas públicas a realização do evento correu sério risco de não acontecer e, em um movimento de resistência, a ACC lançou uma vaquinha virtual com o intuito de arrecadar doações em dinheiro para a realização e produção da FLIMINAS.
Realizada na cidade de Rio Novo (MG) é um dos maiores eventos culturais de Minas Gerais e promove um grande intercâmbio de artistas. Nas 5 edições anteriores já reuniu mais de 50 mil pessoas e mais de 2000 artistas com programação 100% gratuita e diversificada entre música, teatro, literatura, fotografia, cinema e produção cultural.
O evento está marcado de 06 a 08 de setembro de 2019.
A associação
Fundada em 2008, a entidade tem sua história iniciada com um grupo de amigos, que, durante cavalgadas recreativas, procurava um sentido especial para suas jornadas. Por incentivo do arquiteto Oscar Niemeyer, os cavaleiros passaram então a levar livros em suas jornadas distribuindo-os a crianças em regiões carentes do país.
Em onze anos de atividade, com nove expedições no currículo, passando pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás,  Bahia e o Distrito Federal, os cavaleiros já percorreram cerca de 10.000 quilômetros e doaram mais de 1 milhão de livros. Para isso, contam com uma rede de voluntários, que dedica seu trabalho a captar doações e a viabilizar o treinamento de professores – voltado para o desenvolvimento do hábito da leitura.

Serviço:
Cavalgada Cultural Rota Nhá Chica
Partida: 13 de agosto
Local: Santa Cruz de Minas
Contato: Carlos Oscar Niemeyer – (32) 9.9964-8598

Nenhum comentário:

Postar um comentário