Caminhada e ação educativa no dia mundial de combate a tuberculose é realizada em São Lourenço.
|
Foto: reprodução facebook |
Na manhã de 24 de março de 2017 (sábado), na praça Brasil (Praça João Lage), os profissionais das unidades básicas de saúde de São Lourenço, equipes de PSF(programa de saúde da família), médicos e outros profissionais se reuniram em um evento para uma ação educativa de prevenção a tuberculose, na data do dia mundial de combate a tuberculose.
foram realizadas caminhadas com distribuição de panfletos, com alertas e conscientização sobre tuberculose e dengue, os participantes foram recebidos com um farto café da manhã.
Foi uma manhã muito proveitosa com várias atividades entre elas aulas de dança (a famosa zumba), sorteio de brindes e palestras de prevenção a tuberculose.
A Dra Esmeralda Paixão fez uma palestra sobre auto estima e ansiedade, ao qual todos foram contagiados e prestavam atenção no tema abordado.
Muitas pessoas estiveram no local pra aprenderem um pouco mais sobre a doença e sua prevenção, alem do preconceito que muitos tem sobre a doença, pouco sabem realmente o que é a doença e como e contraída, nessa manhã as dúvidas foram sanadas para quem participou e para quem recebeu os panfletos.
Foto: reprodução facebook |
Saiba um pouco sobre a tuberculose:
24 de Março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose
A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.
A tuberculose é uma doença infeciosa altamente contagiosa que afeta na maioria dos casos os pulmões, mas também pode afetar as meninges, os rins, os ossos entre outras partes do organismo.
Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.
O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.
Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário