terça-feira, 10 de abril de 2018

Reunião da Câmara do dia 09 de Abril, entre os assuntos, extinção das CPIs do SAAE por esgotamento do prazo.

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO APROVA PROJETO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DEBATE SOBRE ESTRUTURA DA ILHA ANTÔNIO DUTRA


A Câmara de São Lourenço aprovou, na reunião ordinária desta segunda-feira (09.04), o projeto de lei 2880/2018, que regulamenta a concessão de benefícios no âmbito da política assistencial do município, como cesta básica e auxílios transporte e moradia. O documento prevê que para recebê-los é necessário comprovar renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a ¼ do salário mínimo e estar no Cadastro Único dos programas do Governo Federal. Ainda haverá um estudo socioeconômico.

De acordo com o texto, enviado pela Prefeitura, o objetivo é “melhor atender a população em situação de vulnerabilidade e risco social”, minimizando os problemas existentes.  Um trecho do documento ainda ressalta: “Saliento que cabe ao município destinar recursos financeiros para executar os projetos  de enfrentamento da pobreza, atendendo às ações assistenciais emergenciais e os serviços previstos na LOAS, Lei Federal nº 8.472/1993”.

No Expediente, dois requerimentos foram aprovados, ambos de Natanael Paulino de Oliveira. O primeiro deles questiona o Poder Executivo sobre a possibilidade de se realizar uma reforma nas estruturas da Ilha Antônio Dutra, principal ponto de promoção de eventos na cidade. O mesmo documento também pede informações sobre melhorias na feira de domingo. O adendo do vereador Evaldo Ambrósio ainda solicita os dados de valores arrecadados com a cobrança de taxas aos comerciantes.

Já o requerimento 34/2018 questiona se o Poder Executivo, por meio do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), irá cessar a cobrança da tarifa mínima nas contas de água dos consumidores residenciais, comerciais e industriais de São Lourenço.

VEREADOR CENTENÁRIO

Em uma de suas falas, o vereador Abel Goulart Ferreira lembrou que Alcides Mascarenhas Lage, se estivesse vivo, teria completado cem anos de vida no domingo, 08 de abril. Ele foi vereador entre 1959 e 1960, na quarta legislatura. Antes já havia ocupado a cadeira de deputado federal por Minas Gerais.
Exerceu o cargo, como primeiro suplente, de agosto de 1951 a março de 1952, de junho a outubro de 1952 e de julho a agosto de 1953.

CPI

Durante a sessão desta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo de Mattos, declarou que as duas CPIs aprovadas pela Casa Legislativa em novembro do ano passado foram encerradas. Uma das Comissões Parlamentares de Inquérito investigava o suposto cometimento de irregularidades na contratação emergencial das empresas de limpeza urbana Carri Carvalho e Ribeiro Transporte Ltda e Plural Serviços Técnicos Ltda pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia municipal.  A outra averiguava a contratação do Escritório Ribeiro e Silva Advogados pela Prefeitura de São Lourenço.

A Assessoria Jurídica da Câmara Municipal informa que as duas Comissões Parlamentares de Inquérito tinham 120 dias para a conclusão de suas atividades, mas o prazo, que terminava em 13 de março, não foi cumprido. De acordo com o Regimento Interno da Casa Legislativa, a CPI deve ser extinta nesse caso.

Fonte: https://www.facebook.com/camarasaolourenco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário