Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço esclarece atual situação do Centro Viva Vida
População de São Lourenço continua sendo atendida
População de São Lourenço continua sendo atendida
A Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço suspendeu parcialmente o atendimento do Centro Viva Vida, ou Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), que atende 24 municípios da região, por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas.
Por ser um programa do governo Estadual, ele é totalmente financiado pelo Estado, sendo São Lourenço a cidade sede que realiza os atendimentos. Contudo, o governo estadual não realizou o repasse da verba de R$322 mil reais, que a cidade recebe a cada quatro meses para manter a unidade em funcionamento. Sendo assim, desde janeiro deste ano, a Prefeitura de São Lourenço está arcando com todas as despesas do local para não deixar de atender a população. Porém, esta é uma verba que o governo municipal não tem condições de arcar sozinho para atender a população de todas as cidades vizinhas. As demais prefeituras não aceitaram a proposta de dividir os custos do Centro, e por isso, foi necessária a suspensão do atendimento para não comprometer ainda mais orçamento da saúde municipal.
É importante ressaltar que a população de São Lourenço utiliza 33% do serviço do Centro, ou seja, as cidades vizinhas utilizam mais de 60% do serviço. De janeiro a abril deste ano, foram feitos mais de 2.500 atendimentos e gasto mais de R$300 mil reais, custeado somente pela Prefeitura de São Lourenço. O local atende mulheres, homens, crianças e idosos através de exames, consultas e planejamento familiar.
A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde está empenhando esforços para cobrar esta verba do governo Estadual, mas até o momento ainda não tem previsão de quando será realizado o repasse. De acordo com o Secretário de Saúde, Cid Pinheiro, manter o Centro não está sendo viável para a Prefeitura, e sem o repasse do governo estadual e sem a colaboração dos municípios vizinhos, o atendimento continuará comprometido. “Devemos atender prioritariamente nossos munícipes, já que estamos arcando com todo investimento”, destacou Cid.
Fonte: https://www.facebook.com/prefeituraslmg/
Nenhum comentário:
Postar um comentário